Não ficção (séries)

Sinopse

Terrorismo: caos, controle e segurança

Duarte, João Paulo

R$ 28,00

Neste novo título da “Série Elementos”, o autor – partindo do período conhecido como “O Terror”, durante a Revolução Francesa, até chegar à emergência contemporânea do chamado “Terrorismo Fundamentalista”– visa abordar a luta incessante entre o “terror” e o “contraterror”. Ao longo da obra, são expostas as principais procedências do terrorismo na era moderna, problematizando as conjunturas históricas e políticas que classificaram cada uma das ações como “terrorismo”. Na análise das ações atuais da “Guerra ao Terror” – liderada pelos EUA no intuito de combater o grupo al-Qaeda, responsável pelos ataques de 11 de setembro –, é feita uma correlação dessas medidas com o redimensionamento da segurança internacional no pós-Guerra Fria. Para finalizar, é apresentada uma reflexão sobre o despontar de uma 

governamentalidade planetária, que busca controlar as manifestações de violência que ocorrem no mundo – muitas consideradas “terroristas” –, em benefício de valores tidos como “verdadeiros” e “universais”.

SINOPSE

AUTOR

João Paulo Duarte é mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e, atualmente, doutorando em Ciência Política pela mesma instituição. É professor do Bacharelado em Relações Internacionais da Faculdade Santa Marcelina (Fasm) e pesquisador no Laboratório de Análise Internacional (LAI), no qual colabora com o GAPCon – Grupo de Análise e Prevenção de Conflitos Internacionais, em associação com o Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), da Universidade Cândido Mendes.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ISBN: 978-85-88467-28-6

Título: Terrorismo: caos, controle

e segurança

Autor: João Paulo Duarte
Editora: Desatino
Ano de lançamento: 2014

Edição: 1

Formato: 11,5 x 20 cm

Páginas: 108

Acabamento: Brochura

Assunto: relações Internacionais, ciências socias, política, diplomacia

Peso: 115 g