Não ficção (séries)

Sinopse

Paradiplomacia: cidades e estados na cena global

Rodrigues, Gilberto M. A.

R$ 35,00

Mesmo não sendo algo tão novo, cidades e estados têm atuado nas relações internacionais de forma mais visível nos últimos tempos. Por meio da paradiplomacia, governos subnacionais, representados por seus prefeitos e governadores, formam parcerias, realizam cooperações técnicas, assinam acordos com poderes locais em outros países, integram redes de cidades e participam de foros e reuniões multilaterais na ONU.

 
Como e por que cidades e estados estão na cena global?


Nesse livro, Gilberto M. A. Rodrigues, professor de Relações Internacionais da UFABC e conhecido pesquisador da área, expõe de forma didática o que é a paradiplomacia, como ela surge e se desenvolve no Brasil e no globo. O livro aborda ainda a história e os avanços desse fenômeno e por que ele se destaca no combate ao aquecimento global, bem como o enfrentamento da pandemia da Covid-19. 

SINOPSE

AUTOR

Gilberto M. A. Rodrigues, é doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP, mestre em Relações Internacionais pela University for Peace (Costa Rica) e bacharel em Direito pela PUC-SP. Professor Associado da Universidade Federal do ABC (UFABC), onde atua no Bacharelado em Relações Internacionais (BRI) e nos Programas de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PRI) e Ciências Humanas e Sociais (CHS). Foi pesquisador visitante na Universidade Duisburg-Essen (Bolsista Capes-Print), na Alemanha, American University, em Washington, DC, e na Universidade de Notre Dame (Bolsista Fulbright), nos EUA. É pesquisador (bolsista de produtividade) do CNPq. Autor e co-organizador de vários livros, entre os quais Cidades em relações internacionais: análises e experiências brasileiras (Desatino, 2009) e A política externa de Bolsonaro na pandemia (Opeb-UFABC/FES, 2020).

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ISBN: 978-85-88467-40-8

Título: Paradiplomacia: cidades e estados na cena global

Autor: Gilberto M. A. Rodrigues
Editora: Desatino
Ano de lançamento: 2021

Edição: 1

Formato: 11,5 x 20 cm

Páginas: 116

Acabamento: Brochura

Assunto: relações Internacionais, ciências sociais, política, diplomacia e paradiplomacia

Peso: 100 g